Esta semana foi marcada pela primeira imersão feita com os alunos sobre o Bairro de Saramandaia diante do tema “Lugar & Pertencimento”. Inicialmente, foi solicitada aos alunos uma pequena pesquisa sobre os movimentos culturais que ocorrem na comunidade, tanto em espaços abertos quanto fechados. Em um encontro posterior, quando os alunos trouxeram as informações, foi feita uma roda de conversa, colocando-se a turma em círculo, para um diálogo sobre o assunto em questão. O que foi possível perceber, a princípio, é que o principal movimento de Saramandaia é um projeto conhecido como “Arte Consciente”, que oferece minicursos, práticas esportivas, etc. Inclusive, alguns alunos já foram participantes.
A segunda parte da semana teve como foco uma espécie de apresentação que realizei em parceria com Alice no 9° ano do Ensino Fundamental e, logo depois, nas turmas do 1° e 2° ano do Ensino Médio. A partir de uma imagem de satélite editada com dois polígonos (um mostrando a delimitação de Saramandaia e o outro a área considerada ZEIS – Zona Especial de Interesse Social) tirada da Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo de Adriana Nogueira Vieira Lima (“Do Direito Autoconstruído ao Direito à Cidade: Porosidade, Conflitos e Insurgências em Saramandaia”), discutimos com os alunos o grande valor que o solo urbano do bairro possui para o capital decorrente da especulação imobiliária devido ao fato, sobretudo, da atual centralidade econômica de Salvador/BA nas localidades próximas ao Shopping da Bahia (Av. Tancredo Neves e Av. ACM) e dos grandes empreendimentos no entorno do bairro, como o Shopping Bela Vista, por exemplo. A ideia central foi fomentar a autoestima dos alunos (que em sua maioria é moradora do bairro) e a importância de se discutir o Direito à Moradia, à Infraestrutura Urbana e à Cidade diante de interesses de entidades privadas que, em muitos casos, se concretizam com a legitimação do Poder Público em detrimento das necessidades populacionais.
Finalizando a semana, tivemos na sexta-feira (22/03) uma reunião geral do PIBID Geografia no IGEO/UFBA junto à Coordenadora de Área Noeli Pertile. Nesta ocasião, fomos apresentados a um novo bolsista, que passa a integrar a equipe em decorrência da saída de Rafael; logo em seguida, foram pontuadas algumas questões relacionadas aos planos de ação, que ainda se encontram em processo de análise e correção. Por último, com base no tema pré-estabelecido, sendo ele “Segurança Pública e Violência na Escola”, tivemos uma roda de conversa na qual foram trazidos alguns dados e relatos pessoais e de terceiros a fim de fomentar o debate acerca do assunto. Foi um momento muito produtivo e de bastante reflexão, o que nos leva a diferentes perspectivas e um melhor discernimento sobre tais problemáticas.
0 comentários:
Postar um comentário