sábado, 30 de março de 2019

Danilo Lisboa - De 25 a 29/03/2019

Durante esta semana a discussão fomentada com a turma do 9° ano (Ensino Fundamental II) girou em entorno da representação cartográfica do Bairro de Saramandaia no Google Maps. Utilizando-se do aplicativo para encontrar a localização de Saramandaia, digitou-se na barra de busca: “Bairro de Saramandaia em Salvador/BA”. Com isso, o que pôde ser concluído é que o bairro “não existe”, pois o que se encontrou por meio desta pesquisa foi uma rua de nome “Jaqueira da Saramandaia”, onde o aplicativo identifica como sendo pertencente ao Bairro de Pernambués, embora o nome da rua faça menção à Saramandaia. Há ainda, cabe ressaltar, a rua “Santa Bárbara de Saramandaia”, que também pertence à Pernambués. Além disso, outro ponto que pode ser utilizado para detectar a “não existência” do bairro refere-se à escala. No Google Maps, nas escalas entre 500 m e 1 km os nomes dos bairros passam a ser representados, e o que pode ser visto ao colocar estas escalas e procurar Saramandaia é que o bairro não é encontrado, sendo a área pertencente ao bairro de Pernambués, segundo o aplicativo. A partir disto, discutimos sobre  possíveis causas para esta ausência do bairro em um dos aplicativos mais importantes em Geotecnologias na atualidade. Esta foi uma segunda etapa do nosso processo inicial de instigar nos alunos o desejo de trabalhar no projeto sobre estudo do meio com o PIBID. No mais, acompanhamos as aulas de Geografia do Professor e Supervisor Paulo Passos para auxiliá-lo pedagogicamente e nos reunimos com o mesmo para alinharmos o andamento das atividades.

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