segunda-feira, 8 de abril de 2019

Danilo Lisboa - De 01 a 05/04/2019

Nesta semana, além de acompanharmos e auxiliarmos as aulas de Geografia, como de costume, foi finalizado com o 9° ano do Ensino Fundamental II os slides contendo algumas informações sobre o bairro de Saramandaia no que tange à tentativa de retirada da sua população em decorrência do Projeto Linha Viva, bem como foi reproduzido em sala um vídeo de protesto chamado “Saramandaia Existe”. Após isto, instaurou-se um diálogo para captarmos o entendimento da turma sobre este assunto. Assim, concluindo a discussão, os alunos passaram a ter a noção do alto valor do solo urbano da área em questão por estar próxima da nova centralidade econômica de Salvador/BA (vide o bairro ilhado por grandes empreendimentos), o processo de resistência das lideranças do bairro para a não remoção das moradias, além de uma reflexão sobre o fato de o bairro não ser localizado pelo Google Maps.
Em seguida, aplicamos um questionário com perguntas sobre problemas infraestruturais do bairro ao qual os alunos entregarão na semana seguinte para, com isso, ser feita uma análise crítica e, depois, dividir a turma em pequenos grupos que serão direcionados a ações de pesquisa por diferentes temas. A ideia é que, ao final, as partes sejam somadas e, a partir dos resultados obtidos, posso ser feito um dossiê avaliativo sobre a qualidade de vida dos moradores do bairro e uma denúncia/protesto em prol de melhorias à comunidade.
Na sexta-feira, houve uma reunião geral do PIBID no IGEO/UFBA em que se discutiram as primeiras impressões obtidas com as correções (em andamento) dos planos de ação, as fragilidades do REDA, entre outros assuntos.

0 comentários:

Postar um comentário